Arts & Crafts I Sugestões 2021

O movimento Arts & Crafts surgiu na Inglaterra no século XIX. Este movimento baseia-se no facto de cada pessoa poder personalizar os objetos conforme as preferências pessoais, criando assim designs únicos e permitindo fugir à produção em massa de artigos do dia a dia.

Guia Rápido

O que podemos fazer nas arts & crafts?

Nas criações de artes e crafts podemos usar de todo o tipo de produtos, combinar cores e materiais,  tecidos e papéis dos mais variados feitios e formas. Assim, conseguimos peças únicas, diferentes de qualquer outra e feitas pelas nossas próprias mãos, dando-lhe especial atenção pelo facto de ser DIY(do it yourself).

Que tipo de materiais podemos usar?

As criações de arts and crafts permitem-nos desenvolver capacidades criativas, combinando cores, texturas e formas; permite-nos conhecer novos tipos de materiais, sejam eles cerâmica, chacota, MDF ou cartão; conhecer novas técnicas como scraping ou decoupage, e técnicas de pintura; aprendemos também a utilizar ferramentas novas tais como stencil ou um pirogravador (para gravações em madeira). 

Mas existem outros materiais nesta categoria.

Além de todas as vantagens de fazer DIY para os adultos, não nos esqueçamos que também pode ser uma atividade muito interessante para desenvolver a criatividade das crianças e a capacidade de raciocínio delas. 

Podemos passar grandes momentos de diversão com as crianças e ao mesmo tempo despertar a curiosidade para poderem criar as suas primeiras peças, sempre sob a supervisão de um adulto.

Que objetos podemos trabalhar e em que materiais? Apresentamos sugestões.

Papel

Para decorar o quarto das crianças ou dar mais personalidade às estantes da nossa casa, podemos utilizar letras 3D de cartão. Estas são construídas à base de papel machê e assim bastante fáceis de decorar. 

O seu tamanho faz com que tenham uma base segura para as conseguir colocar numa estante. Pode optar por fazer uma palavra com um significado especial ou um nome, não há limites para a imaginação. 

Por ser um material bastante fácil de trabalhar, pode pintar com tintas acrílicas, optando por um conjunto que lhe vai permitir misturar e obter o tom pretendido ; pode também dar um brilho especial aplicando contornos de glitter ; existem inúmeras possibilidades para dar asas à imaginação. 

Estas letras vão tornar-se uma divertida prenda tanto para adultos como para crianças. 

MDF

Com o dia de S. Valentim a chegar, com as suas letras personalizáveis pode juntar um coração de madeira de puzzle, onde poderá colar uma fotografia que seja memorável para as duas pessoas e fazer a surpresa sob o puzzle.

Este coração é uma dupla surpresa e uma divertida forma de declarar o seu amor surpreendendo com algo único e feito por si. Feito a partir de madeira MDF, poderá utilizar qualquer tipo de cola, ou tinta para fazer este trabalho decorativo e pode finalizar com um verniz para lhe dar um brilho especial.

Poderá fazer uma decoração com este artigo e juntar as iniciais de cada um dos nomes e destacar naquele sítio especial da casa onde vão poder apreciar uma bonita recordação a dois.

Chacota/cerâmica

Para aqueles que gostam de arte mais abstrata e com um design mais arrojado podem optar por uma estatueta de linhas simples e modernas mas ao mesmo tempo abstractas.

 Feita a partir de material cerâmico (chacota), esta pode ser personalizada com tinta acrílica ou pode utilizar uma tinta especial para um aspecto mais vintage ou mais metalizado, ou pode optar pela tinta spray sendo esta mais fácil de utilizar e dando uma pintura mais uniforme.

 A cor natural é cru, podendo ser utilizada no seu estado natural sem retoques.

De uma cor clara, vai ficar bem em qualquer tipo de decoração, desde a mais moderna até à mais rústica.

Conclusão

Como podemos ver, existe uma variedade de materiais (madeira, cerâmica ou cartão) que são facilmente trabalhados e que podem tornar-se peças decorativas fantásticas. Podemos utilizar verniz ou tinta, pode adicionar texturas, glitters ou contornos e tudo o que a imaginação pedir para elaborar a peça DIY.

Nota

Recomendamos que leia atentamente os rótulos dos materiais (tinta, verniz, cola etc) antes de os utilizar de forma a dar o uso correto e a evitar acidentes na pele ou nos olhos ou danificar a peça.

Nunca deixe as crianças utilizarem os materiais ou as ferramentas sozinhos sem supervisão de um adulto.

Leave a Comment