Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados tornou-se um dia muito importante para os apaixonados e muitos deles aproveitam para fazer neste dia a sua demonstração de amor pela sua cara metade. Mas nem só os apaixonados celebram este dia: muitas outras pessoas aproveitam para demonstrar carinho e amizade pelos amigos ou familiares oferecendo-lhes por exemplo a tradicional caixa de bombons.

Qual a origem e a história do Dia de São Valentim?

Diz-se que provavelmente surgiu na Roma antiga e os costumes relacionados com este dia podem estar ligados com um festival chamado Lupercália, que se celebrava a 14 de Fevereiro em honra de Juno (deusa da mulher e do casamento) e Pan (Deus da natureza) e marcava o início da Primavera.

Relata a lenda que o bispo Valentim era contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido os casamentos durante a guerra por achar que os solteiros eram melhores soldados, e continuou a celebrar casamentos acabando por ser condenado.

Enquanto estava preso, o bispo Valentim continuou a receber cartas e flores dos seus seguidores acabando mesmo por se apaixonar por uma jovem cega e, por milagre, devolveu-lhe a visão. Pouco antes de ser executado, escreveu-lhe uma carta de despedida onde assinava “do seu Valentim”. Foi executado a 14 de fevereiro.

Por esta razão, e para celebrar os amores possíveis e lutando pelos impossíveis, esta data tornou-se tão importante entre os namorados.

Símbolos do Dia dos Namorados

  1. O mais importante símbolo deste dia é o Cupido. Filho de Vénus e de Marte, andava com o seu arco e flecha pronto a disparar para o coração de homens e deuses. Os ferimentos provocados despertavam amor e paixão nas suas vítimas. O Cupido é representado como sendo um menino alado que leva o seu arco na mão e às costas o saco com as setas.

           Este deus também se apaixonou por uma mortal chamada Psique, mas este romance entre um deus e uma mortal foi  proibido e Cupido sentia-se infeliz e pediu aos deuses mais poderosos para tornarem Psique imortal, e assim foi. Esta é a história do deus que deu mais amor e viveu a sua imortalidade com o ser que mais amava.

        2. O coração é outro dos símbolos mais importantes do dia dos namorados: todo o nosso corpo vive em função desse órgão; mas também é o coração que nos comanda, que apaixona e que faz sentir calafrios quando se descobre que aquela é a pessoa certa; porque neste assunto o coração manda mais do que a cabeça. 

Tradições de São Valentim

  1. Existia uma tradição inglesa em que na véspera do dia 14 de fevereiro, as mulheres solteiras deveriam colocar cinco folhas de louro nas suas almofadas (uma em cada canto e uma no centro). Depois bastava ter uma boa noite de sono e prestar atenção aos sonhos pois segundo a lenda, o seu futuro marido ia aparecer no sonho.
  2. Segundo a tradição francesa basta comprar um postal romântico e escrever as suas mensagens ou textos românticos e acompanhar com um presente.
  3. Por todo o mundo, actualmente há algo comum a quase todas as pessoas e civilizações: o clássico ramo de rosas vermelhas que simbolizam o amor arrebatador e a paixão; ursos de pelúcia também são um clássico fofo com as suas mensagens “I love you”; e ainda os chocolates que, segundo se diz, podem ser um afrodisíacos.
  4. Existem inúmeras tradições mas vale sempre a pena lembrar que apesar de qualquer presente ou de qualquer gesto, o que conta é a intenção com que se dá ou que se faz.

Sugestões de prendas para o Dia dos Namorados

Se ainda não sabe o que oferecer no dia dos namorados ou não tem tempo para procurar mais, eis algumas sugestões que vão arrancar um sorriso da sua cara metade.

Se gosta de arts & Crafts e quer um presente original seja para ele ou para ela, sugerimos um divertido coração puzzle personalizável.

Feito em madeira MDF, pode decorar a gosto. A primeira parte é feita com peças de puzzle para poderem montar a vossa própria história e descobrir o que será essa imagem e dentro do coração pode colocar aquela fotografia especial que faz recordar grandes momentos a dois.

Nada melhor do que expressar o seu amor à sua cara metade através deste coração que irá representar dois corações cheios de amor e paixão. Uma prenda original, única e diferente.

As almofadas românticas também se tornaram uma prenda original, que além de ser utilizada  para descansar, também se vai aninhar como se fosse refugiar nos braços da sua cara metade; muito macia e com um enchimento de pelúcia é a prenda perfeita para usar como artigo decorativo ou para adormecer e ter sonhos a dois. 

Uma almofada em formato de lábios também é uma divertida maneira de mostrar o seu carinho por ter um aspeto diferente e por ter um convite gravado nela própria. Quando se aconchegar com esta almofada, não se esqueça que está lhe vai dar sempre um beijo de bons sonhos ou boa noite.

Nada melhor do que espalharmos amor pela casa. Assim uma simples mas original decoração de madeira que pode pendurar vai refletir o amor que existe em casa e como é uma casa feliz com muito amor, carinho e felicidade. 

Conclusão

Um dia tão icónico como este pode ficar marcado por bonitos presentes e gestos, mas no final o que conta é o que sentimos ao fazer estes gestos. Seja pela namorada ou namorado ou pela família, o que importa é que todos sejam felizes.

Leave a Comment